X

Chão de Feira: n.147 | 2022 – Editar é escrever Mónica Nepote

Publicado pela Praça em 14.05.2022

Este ensaio, publicado pela Chão de Feira, pensa a tarefa da edição de textos como um exercício político, de reescrita do tempo e das técnicas. É preciso que haja colaboradores para que haja edição, e o tempo do texto resiste, ou pelo menos insiste em desviar, do tempo de produção do capital – é por isso que editar implica voltar a decidir sobre como trabalhar junto e os ritmos da partilha desse trabalho. Inseparável da história da técnica (do livro, da internet, etc), a edição de textos reafirma a escrita e assinala a reminiscência do gesto (da mão, do corpo) no jogo das invenções tecnológicas. Entre a técnica, a política e as temporalidades, editar textos, neste ensaio, é um exercício de diálogo e pensamento em muitas línguas e com muitas cabeças.

“Sou editora porque gosto de ler, sem dúvida, embora confesse que a ideia de ler pela quinta vez um texto às vezes me entedia; uma vez aberto o texto em questão quem sabe me deixo levar pelo desejo de ver terminado o processo de edição, por deixar que circule, por ver que vida terá ou por me desapegar, de certa forma, dele. Devo admitir o desejo de que os processos, os meus, fossem mais rápidos e talvez, me imagino ou me analiso, isso não seja nada além desse “rush” capitalista, essa ideia tão premiada e bem vista de ser produtiva. Editar escrever produzir. Como escrever e editar dando respiro e tempo necessário aos processos?”

Sobre a autora

CLIQUE AQUI para baixar

Em breve!

se você já possui um cadastro, anuncie gratuitamente

Envie apenas uma história, uma entrevista ou um artigo de não-ficção de cada vez (com no máximo 10.000 palavras) e não mais do que três poemas de cada vez. Traduções devem ser acompanhadas de uma cópia do texto original. Você pode enviar trabalhos quantas vezes quiser, mas pedimos que aguarde nossa resposta antes de enviar outros trabalhos para consideração. Não há contagem máxima de páginas para envios e, no momento, não estamos procurando trabalho sobre nenhum tema ou tópico em específico. Dito isso, ler nosso conteúdo recente e também a página SOBRE A PRAÇA, é talvez a melhor maneira de desenvolver um senso do que estamos buscando.

Nossa pequena equipe vai fazer o possível para responder o quanto antes. Agradecemos sua paciência e compreensão.

Preencher Formulário