BAIXE AQUI SEU GUIA PARA VENDER NA PRAÇA

se preferir, clique aqui para falar conosco

Ajuda geral
  • _Ajuda para cadastro/cadastrar_

    /Esqueci a minha senha
    Se você esqueceu sua senha, clique aqui.

    /Esqueci meu e-mail ou nome de usuário
    Se você não se lembra do seu e-mail cadastrado, tente o seu nome de usuário. Se você não se lembra do seu nome de usuárie, tente o seu e-mail de cadastro. Se você não se lembra de nenhum dos dois, não se preocupe que vamos te ajudar. Para verificar se você é a proprietária da conta, primeiro precisamos confirmar algumas informações.

  • _Como eu navego na Praça?_

    A Praça é um mar de possibilidades.

    Na página inicial você encontrará nossas três frentes de trabalho no menu principal, elas estão representadas pelo desenho de uma praça. Clique em uma das áreas que formam o desenho da praça para acessar nossas frentes, que incluem:

    LIVRARIA: venda de publicações, oficinas, assinaturas;

    CONTEÚDO: revista, mesas, fórum, recursos;

    MAPEAMENTO: localizador de publicadores, gráficas, fornecedores, livrarias, calendário de eventos.

    A quarta área no menu principal se chama SOBRE, é onde você poderá conhecer melhor o projeto Praça e quem são as pessoas por trás da plataforma.

    Durante sua navegação pelo site, uma miniatura do desenho da praça ficará visível no canto superior esquerdo da tela. Essa miniatura pode te levar de uma área à outra do site sem necessidade de passar pelo menu principal.

  • _Como adiciono um projeto no mapeamento geográfico?_

    O mapeamento geográfico é uma ação coletiva, por isso ele funcionará cada vez melhor se você cadastrar a localização de sua editora, livraria, estúdio de impressão etc. Vale também incluir fornecedores de papel, encadernadores, transportadoras, gráficas que você recomendaria. É só ir até CADASTRO e preencher as informações necessárias.

  • _Como adicionar um evento no mapeamento temporal_

    O mapeamento temporal é uma construção coletiva, então caso queira adicionar uma atividade ou evento, por favor fique a vontade! É só ir até aqui e preencher todas as informações necessárias para cadastrar seu evento e pronto.

  • _Como envio trabalhos para avaliação da Revista?_

    Essa é fácil, mamão com açúcar! É só você ir até REVISTA e clicar em Submissões, a pequena aba localizada à direita da página. Clique sem medo e por favor leia as instruções atentamente.

  • _Como incluo um anúncio nos classificados da revista?_

    Para incluir um anúncio em nossos Classificados, a primeira coisa que você precisa fazer é se cadastrar na plataforma. E caso você já tenha um cadastro aqui na Praça, certifique-se que você está logada. E se você já é cadastrada e está logada, é só ir até Revista e clicar em Classificados, a aba localizada à direita da página e seguir as instruções. Lá você poderá criar/adicionar/postar anúncios de venda de material e maquinário gráfico, oferta de serviços, de procura-se, troca-troca, anúncios de doações de coisas que não têm mais uso para você, mas que podem ser o que uma outra pessoa esteja precisando etc.

  • _Como incluo um item na área de recursos?_

    Essa é uma das áreas xodó da nossa pequena, mas/porém amorosa equipe. Então, caso você ache algum material interessante e sinta no seu coração que esse material deveria ser adicionado à nossa biblioteca virtual, clique no link “Sugestões?” na própria página Recursos e preencha o formulário.

  • _Como crio uma mesa?_

    Para montar suas Mesas não tem mistério. Sim, você pode montar Mesas, no plural! Para começar, você precisa estar cadastrada na Praça. E se já estiver cadastrada, você precisa estar logada.

    Então se você já está cadastrada e logada:

    (1) Vá até Mesas

    (2) Clique em “Criar Mesa”. Escolha o título da sua Mesa, a cor de fundo, descrição e as palavras-chaves para descrever suas seleções (na gringa, o povo chama isso de hashtag mas aqui é palavra-chave mesmo!)

    (3) Para começar a adicionar livros à Mesa, aperte o botão “selecionar publicações”. Assim que você apertar esse botão, você será direcionada à Livraria da Praça.

    (4) Na Livraria, para adicionar um livro à Mesa, é só entrar na página do livro e clicar no botão “Adicionar à Mesa”. E aí é só escolher qual a Mesa você deseja adicionar a publicação e pronto.

    (5) E para finalizar, você tem sempre a opção de publicar sua Mesa e compartilhar com nossa comunidade ou deixá-la guardada, só para seus belos olhos. ;)

    Mas não se preocupe, caso mude de ideia e queira tornar uma Mesa pública, privada, ou vice-versa, é só clicar na opção “privada” ou “pública” e salvar! Sua Mesa aparece para o público, sua Mesa desaparece, sua Mesa aparece, sua Mesa desaparece, feito iluminação de boate.

Artistas e editoras
  • _Como vender na Livraria da Praça?_

    Caso tenha qualquer dúvida e queira conversar com a gente, clique aqui!

  • _Como oferecer oficinas?_

    A Praça preparou para as editoras e artistas oficineiras uma área do site destinada exclusivamente à venda de cursos, além de uma sala de aula virtual com a conta zoom Pro ativa, que permite até 100 participantes e videoconferências sem limite de minutos.

    Em um primeiro momento, decidimos receber as informações sobre cada oficina para avaliar os formatos de aula e o volume de propostas que vão chegar. Com essa avaliação, poderemos construir uma cartela de aulas que se complementam, e na qual uma atividade fortalece a outra. Portanto, para receber as propostas, a Praça criou um formulário onde você pode nos contar sua ideia detalhadamente. Após o envio do formulário, a nossa equipe vai fazer o possível para te responder o quanto antes se existe espaço para a sua proposta, e os possíveis ajustes a serem feitos.

    A venda de oficinas na plataforma deixa para a Praça uma comissão de até 25% sobre o valor de cada matrícula, o que nos ajuda a manter financeiramente a infraestrutura e equipe de trabalho da Praça. Além da página para venda de oficinas e sala de aula virtual, a Praça oferece material personalizado para divulgação de cada atividade, e publicação do mesmo no nosso perfil de IG.

  • _Como construir / editar minha loja na Praça?_

    Repare que no canto superior direito da nossa página inicial existe um botão onde lê-se CADASTRO. Clicando nesse botão, uma janela se abrirá com duas opções de cadastro. Para criar uma loja, você deve se cadastrar na modalidade Editora ou Artista. Você não precisa ter CNPJ para criar uma loja, mas, caso tenha, você pode se inscrever como Pessoa Jurídica também. Essa decisão fica a seu critério!

    No ato do cadastro, você poderá montar sua própria loja. Vamos precisar dos seus contatos, endereço, conta bancária para fazer pagamentos, você precisará adicionar também uma logo vetorizada (se tiver) e a descrição do seu projeto. Enfim, você vai precisar preencher bastante coisa, mas é para deixar tudo o mais completo possível para que sua loja possa entrar no ar. Depois dessas informações iniciais, será a hora de rechear seu catálogo. E daí vale caprichar na montagem de textos e imagens! Depois de tudo pronto, sua loja ficará ativa em no máximo em 24 horas!

  • _Quanto custa ter uma loja na Praça?_

    Na Praça trabalhamos com uma mensalidade sugerida (a editora/artista que não tem condições de pagar, não paga!) de R$15, que nos ajuda a pagar os custos fixos para manter a plataforma no ar, e uma comissão de até 25% sobre o valor das vendas de cada editora, que colabora com a nossa remuneração, possibilita que o projeto se fortaleça e contribua para a sustentabilidade e funcionamento da plataforma como um todo.

    Como é importantíssimo para nós que esses valores não sejam um impeditivo de participação, possuímos um canal para receber inscrições de editoras que ainda não tenham condições de colaborar, e para estas editoras oferecemos comissões mais baixas. De toda forma, consideramos essencial manter no mínimo 75% das vendas diretamente para a editora ou artista, pois queremos crescer sempre juntas.

    Caso tenha interesse em saber mais e conversar com a gente, clique aqui.

  • _Qualquer pessoa pode ter uma loja?_

    Se você é uma pequena editora e/ou artista, claro que sim!

    Então, caso tenha interesse em fazer parte de nossa comunidade, é só se cadastrar e incluir seu conteúdo na plataforma. E caso tenha qualquer dúvida durante o processo de cadastro, é só mandar uma mensagem pra gente aqui. Nossa pequena equipe vai fazer o possível para responder o quanto antes.

    Mas atenção! Como nossa equipe é pequena, o tempo desse contato pode variar.

  • _Eu preciso ter CNPJ para ter uma loja?_

    Não, não! Caso não tenha CNPJ você pode cadastrar sua loja utilizando seu CPF.

  • _Após a venda, quanto tempo demora para a vendedora receber?_

    Como utilizamos o sistema de pagamento Split do Pagar.me, a divisão de valores de cada compra entre a Praça e editora/artista é feita automaticamente, no momento da finalização da venda. Sendo assim, quando uma compra é feita em na nossa plataforma, o dinheiro passa diretamente do Pagar.me para a conta da editora/artista.

    Agora vamos aos prazos:

    Caso a venda seja finalizada por cartão de crédito, o prazo para que você receba esse dinheiro é de 29 dias corridos mais 2 dias úteis, contados a partir do dia seguinte à criação da transação.

    Em transações de boleto, o repasse depende do pagamento do boleto pela parte da compradora.

    No momento em que recebemos a confirmação do banco, conciliamos o pagamento, o status da transação vira “pago”, e os valores são liquidados no dia seguinte.

    O banco não faz conciliação de boletos às segundas, então pode acontecer variações na data de pagamento.

  • _Como é calculado o valor e prazo do frete da minha venda?_

    A Praça utiliza o plugin do site dos Correios para calcular o valor e o prazo de entrega de cada pedido. Sendo assim, é sempre importante ter em mente que o valor e prazo vão depender da sua localização e do tipo de envio escolhido. Para acessar os prazos dos Correios para cada modalidade, clique aqui.

  • _Eu posso vender serviços além de produtos?_

    Sim, claro! Você pode oferecer oficinas também. :) E se você tem uma proposta de oficina, preencha esse formulário que em breve entraremos em contato.

Visitantes
  • _Como comprar na Livraria da Praça?_

    É tudo de bom. Você pode navegar pelo catálogo da loja entrando em uma de nossas seleções que ficam logo na entrada. Ou então, desbravar a lista/lojas de editoras na lateral esquerda da página. Ou ainda, se perder pelas nossas estantes, que ficam sinalizadas num grande botão, também no canto esquerdo.

    Agora, se você já sabe o que quer ou tem uma linha de pesquisa específica, recomendamos que use a ferramenta de busca que fica no cabeçalho da página. Lá você poderá filtrar categorias, ano de publicação, nome da artista, preços e localização da publicação.

    Ao encontrar uma publicação que você queira adquirir, basta adicioná-la ao seu carrinho e finalizar sua compra.

  • _Como me inscrever em uma oficina?_

    Na página Oficinas, a Praça organizou as informações básicas de cada atividade para que você possa identificar quais te interessam e qual a situação atual de cada turma: aberta, com lista espera, ou esgotada. Você só conseguirá se matricular em atividades com situação de turma aberta, mas não se preocupe, poderá sempre deixar seu contato para as turmas em lista de espera. Para as atividades com inscrições esgotadas, infelizmente vai ficar para uma próxima vez.

    Ao clicar no botão “matricular”, você entrará na área de inscrição daquela oficina. É importante que você leia atentamente os Termos de inscrição antes de completar sua matrícula. A aceitação dos termos é obrigatória.

  • _O que acontece quando "sigo" uma editora/artista?_

    Quando você aperta o botão “seguir” na página de uma editora/artista, você é automaticamente adicionada à lista de e-mails dessa editora/artista. E o que isso quer dizer? Quer dizer que você ficará sabendo em primeira mão de lançamentos, oficinas, eventos, almoços de família (por que não?) etc.

  • _Como entro em contato com uma editora/artista?_

    Como na Praça os artistas e Editoras são responsáveis por suas próprias lojas, pode ser necessário entrar em contato com uma Editora ou artista por alguns motivos:

    Para obter ajuda com seu pedido.

    Para dúvidas sobre a disponibilidade de livros.

    Para enchê-las de elogios e amor por seu trabalho incrível.

    Para entrar em contato com uma editora ou artista diretamente, clique no link “falar com a editora” localizado do lado esquerdo no final da página de cada um dos livros em nossa Livraria.

    Caso você queira falar sobre um pedido, você pode enviar uma mensagem para editora/artista acessando a página “minhas compras” (lá no canto superior direito da página inicial, onde está o seu nome). Ao selecionar a compra sobre a qual você deseja falar, aparecerá a opção “Falar com a editora”. É só clicar e pronto, você estará numa janela de bate-papo para conversar com quem está do outro lado e resolver qualquer problema!

  • _Ainda não recebi o e-mail de confirmação de seu pedido. O que devo fazer?_

    a. Verifique sua pasta de spam. Na nossa experiência, algumas mensagens adoram se esconder por lá. :)
    b. Verifique se você está procurando na caixa de entrada de e-mail correta. Talvez você tenha comprado o item com um endereço de e-mail diferente. Tente verificar todas as caixas de entrada de e-mails alternativos.
    c. Se a confirmação foi para um endereço que você não consegue mais acessar, entre na página da editora/artista onde seu pedido foi feito, clique em “contato” e peça por favor que elas reenviem o e-mail de confirmação para o endereço de sua preferência.

  • _Qual o status do meu pedido?_

    A pandemia está afetando vendedoras em todo país de forma diferente, o que significa que a melhor maneira de saber se seu pedido atrasará é entrando em contato diretamente com a editora/artista.

    Os envios dos pedidos realizados na Praça são feitos diretamente pelas editoras, não pela Plataforma. Dessa forma, caso deseje uma atualização sobre o status do seu pedido, você precisará acessar “rastrear meu pedido” ou entrar em contato diretamente com a editora/artista acessando a página “minhas compras” (lá no canto superior direito da página inicial, onde está o seu nome). Ao selecionar a compra sobre a qual você deseja falar, aparecerá a opção “Falar com a editora”. É só clicar e pronto, você estará numa janela de bate-papo para conversar com quem está do outro lado e resolver qualquer problema!

     

  • _Ainda não recebi meu pedido, o que devo fazer?_

    Primeiro, verifique por favor se você aguardou tempo suficiente para que seu pedido chegue até você. Vá até a página da editora/artista e procure a parte “envio em [x] dias” na descrição. Esse é o número de dias que pode levar para a vendedora enviar seu item. Se ainda estiver dentro desse prazo, aguarde, pois seu pedido começará sua jornada em breve!

    Lembre-se que você também precisará dar ao pedido tempo suficiente para viajar do local de origem até você. Você encontrará a localização de cada editora/artista em sua página dentro de Loja/Livraria.

    Por favor considere que:

    o envio por Impresso módico pode levar de 5 até 20 dias úteis, e o código de rastreio mostra somente, a data da postagem e a data da entrega, é mais simples mesmo.

    o envio por PAC gira em torno dos 10 dias úteis.

    o envio por SEDEX geralmente é em apenas 1 dia útil.

    Caso seu pedido já devesse ter chegado, entre em contato com a editora/artista para uma atualização.

    Você pode enviar uma mensagem para editora/artista acessando “minha compras”

    E caso tenha tempo de dar uma olhadinha nessa adaptação de uma das respostas do ajuda:

    Você pode enviar uma mensagem para editora/artista acessando a página “minhas compras” (lá no canto superior direito da página inicial, onde está o seu nome). Ao selecionar a compra sobre a qual você deseja falar, aparecerá a opção “Falar com a editora”. É só clicar e pronto, você estará numa janela de bate-papo para conversar com quem está do outro lado e resolver qualquer problema!

    Finalmente, caso você tenha entrado em contato com a editora/artista mas não recebeu uma resposta, entre em contato com o suporte da Praça diretamente do seu perfil.

    E por favor não se preocupe, estamos aqui sempre para encontrar uma solução e seu livro chegará até você. :)

  • _Como resolver um problema com um pedido/compra?_

    Entre no seu perfil e clique no pedido o qual você precisa de ajuda. Selecione o pedido e clique em “entrar em contato com editora/artista”. Envie sua mensagem com as informações e questões referentes ao seu pedido. Caso a editora/artista não responda em 48 horas e/ou vocês não consigam chegar a um acordo, não se preocupe, é só clicar em Preciso de Ajuda/Requisitar Mediação para que a administração da Praça seja acionada para ajudar na resolução do problema.

  • _Por que meu pagamento foi recusado?_

    Quando um pagamento é recusado:

    (1) Caso seja débito: Você colocou todas as informações de segurança pedidas pelo sistema?

    (2) Caso seja crédito: Recomendamos que você entre em contato com a empresa emissora do cartão para entender o que pode ter acontecido.

  • _Posso comprar publicações de diferentes editoras no mesmo carrinho?_

    Pode e deve! Essa é uma das razões de existir da Praça: dar a todes a possibilidade de adquirir um amontoado de publicações e trabalhos de diferentes editoras e artistas em um só lugar, fazendo uma só compra, num só pagamento. É prático, é bonito, é gostoso.

  • _As publicações do meu carrinho vão chegar todas juntas?_

    Às vezes sim, às vezes não. Caso você tenha comprado publicações de uma só editora/artista, sim! A não ser que um dos livros esteja numa garagem em outro estado. :) Caso contrário, chegarão separadamente, uma surpresa de cada vez.

  • _Por que as publicações do meu carrinho tem valores e prazos de entrega diferentes?_

    Como temos editoras/artistas espalhados por todo país, os valores e prazos de entrega podem variar. E claro, os valores e prazos vão depender também do tipo de envio escolhido: Impresso Módico, PAC, SEDEX, Bicicleta ou retirada no local (o mais econômico!).

    Por exemplo, se você está em Recife e a editora/artista que você comprou uma publicação está localizada também em Recife, vocês não só podem se tornar amigas como o envio ficará mais em conta e o prazo de entrega possivelmente (nos ajude, Correios!) mais curto. Caso você esteja em Recife e a editora em Palmas, vocês ainda podem se tornar amigas e escrever cartas uma para outra, mas o preço do envio poderá sofrer variações e o prazo de entrega provavelmente será um pouco mais longo. Tudo vai depender da sua localização em relação à editora/artista, do tipo de envio escolhido e do prazo e agilidade dos Correios. Para acessar os prazos dos Correios para cada modalidade, clique aqui.

Ajuda para cadastro/cadastrar

/Esqueci a minha senha
Se você esqueceu sua senha, clique aqui.

/Esqueci meu e-mail ou nome de usuário
Se você não se lembra do seu e-mail cadastrado, tente o seu nome de usuário. Se você não se lembra do seu nome de usuárie, tente o seu e-mail de cadastro. Se você não se lembra de nenhum dos dois, não se preocupe que vamos te ajudar. Para verificar se você é a proprietária da conta, primeiro precisamos confirmar algumas informações.


Como eu navego na Praça?

A Praça é um mar de possibilidades.

Na página inicial você encontrará nossas três frentes de trabalho no menu principal, elas estão representadas pelo desenho de uma praça. Clique em uma das áreas que formam o desenho da praça para acessar nossas frentes, que incluem:

LIVRARIA: venda de publicações, oficinas, assinaturas;

CONTEÚDO: revista, mesas, fórum, recursos;

MAPEAMENTO: localizador de publicadores, gráficas, fornecedores, livrarias, calendário de eventos.

A quarta área no menu principal se chama SOBRE, é onde você poderá conhecer melhor o projeto Praça e quem são as pessoas por trás da plataforma.

Durante sua navegação pelo site, uma miniatura do desenho da praça ficará visível no canto superior esquerdo da tela. Essa miniatura pode te levar de uma área à outra do site sem necessidade de passar pelo menu principal.


Como adiciono um projeto no mapeamento geográfico?

O mapeamento geográfico é uma ação coletiva, por isso ele funcionará cada vez melhor se você cadastrar a localização de sua editora, livraria, estúdio de impressão etc. Vale também incluir fornecedores de papel, encadernadores, transportadoras, gráficas que você recomendaria. É só ir até CADASTRO e preencher as informações necessárias.


Como adicionar um evento no mapeamento temporal

O mapeamento temporal é uma construção coletiva, então caso queira adicionar uma atividade ou evento, por favor fique a vontade! É só ir até aqui e preencher todas as informações necessárias para cadastrar seu evento e pronto.


Como envio trabalhos para avaliação da Revista?

Essa é fácil, mamão com açúcar! É só você ir até REVISTA e clicar em Submissões, a pequena aba localizada à direita da página. Clique sem medo e por favor leia as instruções atentamente.


Como incluo um anúncio nos classificados da revista?

Para incluir um anúncio em nossos Classificados, a primeira coisa que você precisa fazer é se cadastrar na plataforma. E caso você já tenha um cadastro aqui na Praça, certifique-se que você está logada. E se você já é cadastrada e está logada, é só ir até Revista e clicar em Classificados, a aba localizada à direita da página e seguir as instruções. Lá você poderá criar/adicionar/postar anúncios de venda de material e maquinário gráfico, oferta de serviços, de procura-se, troca-troca, anúncios de doações de coisas que não têm mais uso para você, mas que podem ser o que uma outra pessoa esteja precisando etc.


Como incluo um item na área de recursos?

Essa é uma das áreas xodó da nossa pequena, mas/porém amorosa equipe. Então, caso você ache algum material interessante e sinta no seu coração que esse material deveria ser adicionado à nossa biblioteca virtual, clique no link “Sugestões?” na própria página Recursos e preencha o formulário.


Como crio uma mesa?

Para montar suas Mesas não tem mistério. Sim, você pode montar Mesas, no plural! Para começar, você precisa estar cadastrada na Praça. E se já estiver cadastrada, você precisa estar logada.

Então se você já está cadastrada e logada:

(1) Vá até Mesas

(2) Clique em “Criar Mesa”. Escolha o título da sua Mesa, a cor de fundo, descrição e as palavras-chaves para descrever suas seleções (na gringa, o povo chama isso de hashtag mas aqui é palavra-chave mesmo!)

(3) Para começar a adicionar livros à Mesa, aperte o botão “selecionar publicações”. Assim que você apertar esse botão, você será direcionada à Livraria da Praça.

(4) Na Livraria, para adicionar um livro à Mesa, é só entrar na página do livro e clicar no botão “Adicionar à Mesa”. E aí é só escolher qual a Mesa você deseja adicionar a publicação e pronto.

(5) E para finalizar, você tem sempre a opção de publicar sua Mesa e compartilhar com nossa comunidade ou deixá-la guardada, só para seus belos olhos. ;)

Mas não se preocupe, caso mude de ideia e queira tornar uma Mesa pública, privada, ou vice-versa, é só clicar na opção “privada” ou “pública” e salvar! Sua Mesa aparece para o público, sua Mesa desaparece, sua Mesa aparece, sua Mesa desaparece, feito iluminação de boate.


Como vender na Livraria da Praça?

Caso tenha qualquer dúvida e queira conversar com a gente, clique aqui!


Como oferecer oficinas?

A Praça preparou para as editoras e artistas oficineiras uma área do site destinada exclusivamente à venda de cursos, além de uma sala de aula virtual com a conta zoom Pro ativa, que permite até 100 participantes e videoconferências sem limite de minutos.

Em um primeiro momento, decidimos receber as informações sobre cada oficina para avaliar os formatos de aula e o volume de propostas que vão chegar. Com essa avaliação, poderemos construir uma cartela de aulas que se complementam, e na qual uma atividade fortalece a outra. Portanto, para receber as propostas, a Praça criou um formulário onde você pode nos contar sua ideia detalhadamente. Após o envio do formulário, a nossa equipe vai fazer o possível para te responder o quanto antes se existe espaço para a sua proposta, e os possíveis ajustes a serem feitos.

A venda de oficinas na plataforma deixa para a Praça uma comissão de até 25% sobre o valor de cada matrícula, o que nos ajuda a manter financeiramente a infraestrutura e equipe de trabalho da Praça. Além da página para venda de oficinas e sala de aula virtual, a Praça oferece material personalizado para divulgação de cada atividade, e publicação do mesmo no nosso perfil de IG.


Como construir / editar minha loja na Praça?

Repare que no canto superior direito da nossa página inicial existe um botão onde lê-se CADASTRO. Clicando nesse botão, uma janela se abrirá com duas opções de cadastro. Para criar uma loja, você deve se cadastrar na modalidade Editora ou Artista. Você não precisa ter CNPJ para criar uma loja, mas, caso tenha, você pode se inscrever como Pessoa Jurídica também. Essa decisão fica a seu critério!

No ato do cadastro, você poderá montar sua própria loja. Vamos precisar dos seus contatos, endereço, conta bancária para fazer pagamentos, você precisará adicionar também uma logo vetorizada (se tiver) e a descrição do seu projeto. Enfim, você vai precisar preencher bastante coisa, mas é para deixar tudo o mais completo possível para que sua loja possa entrar no ar. Depois dessas informações iniciais, será a hora de rechear seu catálogo. E daí vale caprichar na montagem de textos e imagens! Depois de tudo pronto, sua loja ficará ativa em no máximo em 24 horas!


Quanto custa ter uma loja na Praça?

Na Praça trabalhamos com uma mensalidade sugerida (a editora/artista que não tem condições de pagar, não paga!) de R$15, que nos ajuda a pagar os custos fixos para manter a plataforma no ar, e uma comissão de até 25% sobre o valor das vendas de cada editora, que colabora com a nossa remuneração, possibilita que o projeto se fortaleça e contribua para a sustentabilidade e funcionamento da plataforma como um todo.

Como é importantíssimo para nós que esses valores não sejam um impeditivo de participação, possuímos um canal para receber inscrições de editoras que ainda não tenham condições de colaborar, e para estas editoras oferecemos comissões mais baixas. De toda forma, consideramos essencial manter no mínimo 75% das vendas diretamente para a editora ou artista, pois queremos crescer sempre juntas.

Caso tenha interesse em saber mais e conversar com a gente, clique aqui.


Qualquer pessoa pode ter uma loja?

Se você é uma pequena editora e/ou artista, claro que sim!

Então, caso tenha interesse em fazer parte de nossa comunidade, é só se cadastrar e incluir seu conteúdo na plataforma. E caso tenha qualquer dúvida durante o processo de cadastro, é só mandar uma mensagem pra gente aqui. Nossa pequena equipe vai fazer o possível para responder o quanto antes.

Mas atenção! Como nossa equipe é pequena, o tempo desse contato pode variar.


Eu preciso ter CNPJ para ter uma loja?

Não, não! Caso não tenha CNPJ você pode cadastrar sua loja utilizando seu CPF.


Após a venda, quanto tempo demora para a vendedora receber?

Como utilizamos o sistema de pagamento Split do Pagar.me, a divisão de valores de cada compra entre a Praça e editora/artista é feita automaticamente, no momento da finalização da venda. Sendo assim, quando uma compra é feita em na nossa plataforma, o dinheiro passa diretamente do Pagar.me para a conta da editora/artista.

Agora vamos aos prazos:

Caso a venda seja finalizada por cartão de crédito, o prazo para que você receba esse dinheiro é de 29 dias corridos mais 2 dias úteis, contados a partir do dia seguinte à criação da transação.

Em transações de boleto, o repasse depende do pagamento do boleto pela parte da compradora.

No momento em que recebemos a confirmação do banco, conciliamos o pagamento, o status da transação vira “pago”, e os valores são liquidados no dia seguinte.

O banco não faz conciliação de boletos às segundas, então pode acontecer variações na data de pagamento.


Como é calculado o valor e prazo do frete da minha venda?

A Praça utiliza o plugin do site dos Correios para calcular o valor e o prazo de entrega de cada pedido. Sendo assim, é sempre importante ter em mente que o valor e prazo vão depender da sua localização e do tipo de envio escolhido. Para acessar os prazos dos Correios para cada modalidade, clique aqui.


Eu posso vender serviços além de produtos?

Sim, claro! Você pode oferecer oficinas também. :) E se você tem uma proposta de oficina, preencha esse formulário que em breve entraremos em contato.


Como comprar na Livraria da Praça?

É tudo de bom. Você pode navegar pelo catálogo da loja entrando em uma de nossas seleções que ficam logo na entrada. Ou então, desbravar a lista/lojas de editoras na lateral esquerda da página. Ou ainda, se perder pelas nossas estantes, que ficam sinalizadas num grande botão, também no canto esquerdo.

Agora, se você já sabe o que quer ou tem uma linha de pesquisa específica, recomendamos que use a ferramenta de busca que fica no cabeçalho da página. Lá você poderá filtrar categorias, ano de publicação, nome da artista, preços e localização da publicação.

Ao encontrar uma publicação que você queira adquirir, basta adicioná-la ao seu carrinho e finalizar sua compra.


Como me inscrever em uma oficina?

Na página Oficinas, a Praça organizou as informações básicas de cada atividade para que você possa identificar quais te interessam e qual a situação atual de cada turma: aberta, com lista espera, ou esgotada. Você só conseguirá se matricular em atividades com situação de turma aberta, mas não se preocupe, poderá sempre deixar seu contato para as turmas em lista de espera. Para as atividades com inscrições esgotadas, infelizmente vai ficar para uma próxima vez.

Ao clicar no botão “matricular”, você entrará na área de inscrição daquela oficina. É importante que você leia atentamente os Termos de inscrição antes de completar sua matrícula. A aceitação dos termos é obrigatória.


O que acontece quando "sigo" uma editora/artista?

Quando você aperta o botão “seguir” na página de uma editora/artista, você é automaticamente adicionada à lista de e-mails dessa editora/artista. E o que isso quer dizer? Quer dizer que você ficará sabendo em primeira mão de lançamentos, oficinas, eventos, almoços de família (por que não?) etc.


Como entro em contato com uma editora/artista?

Como na Praça os artistas e Editoras são responsáveis por suas próprias lojas, pode ser necessário entrar em contato com uma Editora ou artista por alguns motivos:

Para obter ajuda com seu pedido.

Para dúvidas sobre a disponibilidade de livros.

Para enchê-las de elogios e amor por seu trabalho incrível.

Para entrar em contato com uma editora ou artista diretamente, clique no link “falar com a editora” localizado do lado esquerdo no final da página de cada um dos livros em nossa Livraria.

Caso você queira falar sobre um pedido, você pode enviar uma mensagem para editora/artista acessando a página “minhas compras” (lá no canto superior direito da página inicial, onde está o seu nome). Ao selecionar a compra sobre a qual você deseja falar, aparecerá a opção “Falar com a editora”. É só clicar e pronto, você estará numa janela de bate-papo para conversar com quem está do outro lado e resolver qualquer problema!


Ainda não recebi o e-mail de confirmação de seu pedido. O que devo fazer?

a. Verifique sua pasta de spam. Na nossa experiência, algumas mensagens adoram se esconder por lá. :)
b. Verifique se você está procurando na caixa de entrada de e-mail correta. Talvez você tenha comprado o item com um endereço de e-mail diferente. Tente verificar todas as caixas de entrada de e-mails alternativos.
c. Se a confirmação foi para um endereço que você não consegue mais acessar, entre na página da editora/artista onde seu pedido foi feito, clique em “contato” e peça por favor que elas reenviem o e-mail de confirmação para o endereço de sua preferência.


Qual o status do meu pedido?

A pandemia está afetando vendedoras em todo país de forma diferente, o que significa que a melhor maneira de saber se seu pedido atrasará é entrando em contato diretamente com a editora/artista.

Os envios dos pedidos realizados na Praça são feitos diretamente pelas editoras, não pela Plataforma. Dessa forma, caso deseje uma atualização sobre o status do seu pedido, você precisará acessar “rastrear meu pedido” ou entrar em contato diretamente com a editora/artista acessando a página “minhas compras” (lá no canto superior direito da página inicial, onde está o seu nome). Ao selecionar a compra sobre a qual você deseja falar, aparecerá a opção “Falar com a editora”. É só clicar e pronto, você estará numa janela de bate-papo para conversar com quem está do outro lado e resolver qualquer problema!

 


Ainda não recebi meu pedido, o que devo fazer?

Primeiro, verifique por favor se você aguardou tempo suficiente para que seu pedido chegue até você. Vá até a página da editora/artista e procure a parte “envio em [x] dias” na descrição. Esse é o número de dias que pode levar para a vendedora enviar seu item. Se ainda estiver dentro desse prazo, aguarde, pois seu pedido começará sua jornada em breve!

Lembre-se que você também precisará dar ao pedido tempo suficiente para viajar do local de origem até você. Você encontrará a localização de cada editora/artista em sua página dentro de Loja/Livraria.

Por favor considere que:

o envio por Impresso módico pode levar de 5 até 20 dias úteis, e o código de rastreio mostra somente, a data da postagem e a data da entrega, é mais simples mesmo.

o envio por PAC gira em torno dos 10 dias úteis.

o envio por SEDEX geralmente é em apenas 1 dia útil.

Caso seu pedido já devesse ter chegado, entre em contato com a editora/artista para uma atualização.

Você pode enviar uma mensagem para editora/artista acessando “minha compras”

E caso tenha tempo de dar uma olhadinha nessa adaptação de uma das respostas do ajuda:

Você pode enviar uma mensagem para editora/artista acessando a página “minhas compras” (lá no canto superior direito da página inicial, onde está o seu nome). Ao selecionar a compra sobre a qual você deseja falar, aparecerá a opção “Falar com a editora”. É só clicar e pronto, você estará numa janela de bate-papo para conversar com quem está do outro lado e resolver qualquer problema!

Finalmente, caso você tenha entrado em contato com a editora/artista mas não recebeu uma resposta, entre em contato com o suporte da Praça diretamente do seu perfil.

E por favor não se preocupe, estamos aqui sempre para encontrar uma solução e seu livro chegará até você. :)


Como resolver um problema com um pedido/compra?

Entre no seu perfil e clique no pedido o qual você precisa de ajuda. Selecione o pedido e clique em “entrar em contato com editora/artista”. Envie sua mensagem com as informações e questões referentes ao seu pedido. Caso a editora/artista não responda em 48 horas e/ou vocês não consigam chegar a um acordo, não se preocupe, é só clicar em Preciso de Ajuda/Requisitar Mediação para que a administração da Praça seja acionada para ajudar na resolução do problema.


Por que meu pagamento foi recusado?

Quando um pagamento é recusado:

(1) Caso seja débito: Você colocou todas as informações de segurança pedidas pelo sistema?

(2) Caso seja crédito: Recomendamos que você entre em contato com a empresa emissora do cartão para entender o que pode ter acontecido.


Posso comprar publicações de diferentes editoras no mesmo carrinho?

Pode e deve! Essa é uma das razões de existir da Praça: dar a todes a possibilidade de adquirir um amontoado de publicações e trabalhos de diferentes editoras e artistas em um só lugar, fazendo uma só compra, num só pagamento. É prático, é bonito, é gostoso.


As publicações do meu carrinho vão chegar todas juntas?

Às vezes sim, às vezes não. Caso você tenha comprado publicações de uma só editora/artista, sim! A não ser que um dos livros esteja numa garagem em outro estado. :) Caso contrário, chegarão separadamente, uma surpresa de cada vez.


Por que as publicações do meu carrinho tem valores e prazos de entrega diferentes?

Como temos editoras/artistas espalhados por todo país, os valores e prazos de entrega podem variar. E claro, os valores e prazos vão depender também do tipo de envio escolhido: Impresso Módico, PAC, SEDEX, Bicicleta ou retirada no local (o mais econômico!).

Por exemplo, se você está em Recife e a editora/artista que você comprou uma publicação está localizada também em Recife, vocês não só podem se tornar amigas como o envio ficará mais em conta e o prazo de entrega possivelmente (nos ajude, Correios!) mais curto. Caso você esteja em Recife e a editora em Palmas, vocês ainda podem se tornar amigas e escrever cartas uma para outra, mas o preço do envio poderá sofrer variações e o prazo de entrega provavelmente será um pouco mais longo. Tudo vai depender da sua localização em relação à editora/artista, do tipo de envio escolhido e do prazo e agilidade dos Correios. Para acessar os prazos dos Correios para cada modalidade, clique aqui.


FALE CONOSCO
Se a dúvida estiver relacionada a um pedido, por favor informe o número dele no corpo da mensagem.
Se a reclamação estiver relacionada a um pedido, por favor informe o número dele no corpo da mensagem.
Por favor confirme no corpo da mensagem o número do seu CPF/CNPJ, data aproximada do último login e o mês da última compra.
Validação de segurança...
Obrigado! Retornaremos o seu contato em breve.