X

Documentário: Anísio Teixeira – Educação não é privilégio

Publicado pela Praça em 14.05.2022

Anísio Spínola Teixeira foi um dos maiores educadores brasileiros, graças ao pioneirismo na implantação de modelos educacionais, na defesa da escola pública e na implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O trabalho do educador foi fundamental para democratizar a educação no Brasil. Jurista, intelectual e escritor, Teixeira acreditava na educação como base de uma sociedade e que somente através dela seria possível ter justiça social e igualdade de direitos.

O documentário Anísio Teixeira – Educação não é privilégio revela a vida e a obra do educador baiano e explora a sua mais revolucionária realização: a luta por uma escola pública de qualidade e a criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. A exibição acontece no dia em que o educador baiano completaria 120 anos e faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), para celebrar os 120 anos de Anísio Teixeira, que é considerado um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos.

Dirigido por Mônica Simões, o documentário faz parte da série “Educadores Brasileiro” , que apresenta a biografia e a obra de grandes teóricos da educação no Brasil. A narrativa é construída por meio de um grande acervo de imagens de vídeos, filmes de arquivo, fotografias e documentos, além de depoimentos de filhos, amigos e especialistas.

Em breve!

se você já possui um cadastro, anuncie gratuitamente

Envie apenas uma história, uma entrevista ou um artigo de não-ficção de cada vez (com no máximo 10.000 palavras) e não mais do que três poemas de cada vez. Traduções devem ser acompanhadas de uma cópia do texto original. Você pode enviar trabalhos quantas vezes quiser, mas pedimos que aguarde nossa resposta antes de enviar outros trabalhos para consideração. Não há contagem máxima de páginas para envios e, no momento, não estamos procurando trabalho sobre nenhum tema ou tópico em específico. Dito isso, ler nosso conteúdo recente e também a página SOBRE A PRAÇA, é talvez a melhor maneira de desenvolver um senso do que estamos buscando.

Nossa pequena equipe vai fazer o possível para responder o quanto antes. Agradecemos sua paciência e compreensão.

Preencher Formulário