X

Residência São João (RJ)

Publicado pela Praça em 05.09.2021

O Programa de Residências Artísticas São João é um projeto independente voltado para o desenvolvimento intensivo de trabalhos, processos e experiências, assim como para o estabelecimento de parcerias entre os seus participantes. Abrigamos diversos formatos de residência, pensando as artes em campo expandido. Estamos situados na sede de uma fazenda histórica do século XIX, na localidade de São José do Vale do Rio Preto, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. O programa é aberto a indivíduos e coletivos atuantes em áreas e mídias diversas. São selecionados cerca de dez residentes por edição, que têm ao seu dispor ateliês, escritórios e estúdio de som, para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas, além de hospedagem e amplos espaços de convívio dentro da casa e também ao ar livre. Organizamos também atividades coletivas, tanto no contexto interno da residência quanto voltadas ao contato com a comunidade local.

​A Residência São João nasceu em 2012 como um projeto multi-disciplinar, visando fomentar a produção independente e o intercambio entre as diferentes artes.

​Entre os trabalhos realizados na Residência São João constam livros publicados (Diario de Powerpaola, Zahntasia de Stefan Fähler; Conversas sobre Metafisicas Canibais de Vania Medeiros; Herbário de Plantas Medicinais, da artista Simone de Moraes), discos gravados (Sophia Knapp, BCBG, Angie, Pedro Keppler) exposições de obras (Hangar Nekoe, Chile; Dumbo arts Center, NY …) e outros, atestando o forte potencial criativo das vivências que propomos. Os resultados e desdobramentos da residência são expressivos e atingem um publico vasto tanto no Brasil quanto no exterior. Estes reverberam ao longo dos anos que sucedem à imersão através das parcerias e contatos estabelecidos, assim como pela circulação das obras criadas.

​A Deep editora atua como plataforma editorial, publicando livros e zines cujo processo é permeado pela experiência da residência.

CLIQUE AQUI

contato: comantoniosobral@gmail.com

Em breve!

se você já possui um cadastro, anuncie gratuitamente

Envie apenas uma história, uma entrevista ou um artigo de não-ficção de cada vez (com no máximo 10.000 palavras) e não mais do que três poemas de cada vez. Traduções devem ser acompanhadas de uma cópia do texto original. Você pode enviar trabalhos quantas vezes quiser, mas pedimos que aguarde nossa resposta antes de enviar outros trabalhos para consideração. Não há contagem máxima de páginas para envios e, no momento, não estamos procurando trabalho sobre nenhum tema ou tópico em específico. Dito isso, ler nosso conteúdo recente e também a página SOBRE A PRAÇA, é talvez a melhor maneira de desenvolver um senso do que estamos buscando.

Nossa pequena equipe vai fazer o possível para responder o quanto antes. Agradecemos sua paciência e compreensão.

Preencher Formulário