Praça é uma comunidade e plataforma virtual onde leitores, criadores e entusiastas da cultura impressa independente podem se reunir, trocar ideias, adquirir e vender publicações, financiar projetos, buscar serviços e também interagir com outras leitoras e editoras. A Praça tem como base a cooperação, e não a competição. Nós existimos para aprofundar a cultura da arte impressa na América do Sul priorizando visões ativistas e artísticas, e valores como qualidade, acesso e coletividade. Aqui você encontra livros e livrarias, eventos, fornecedores, zines, conteúdo relevante, conversas e jabuticaba – temos certeza que tem jabuticaba em algum lugar por aqui.
A Praça foi criada por Ana Luiza Fonseca (Edições/Feira Tijuana), Rachel Gontijo Araujo (A Bolha Editora/Feira Pãodeforma), Stephanie Sauer (A Bolha Editora/Feira Pãodeforma e Copilot Press) com a colaboração de Carol Incerti (Banca Carrocinha) e Lucas Fontes (Banca Carrocinha). Nos reunimos após mais de dez anos de experiências atrás de mesas – muitas vezes sem cadeiras – em feiras e movimentações de arte impressa que envolveram malas (com e sem rodinhas) e horas de conversas sobre por que publicar, qual a importância da circulação e acesso, como romper estruturas corporativistas, estratégias e processos de criação e produção, e como viver com dignidade fazendo aquilo que amamos e acreditamos.
A Praça reúne, promove e facilita o funcionamento de empreendimentos da microcultura impressa através de uma rede de distribuição onde publicadores independentes podem fazer circular sua produção e compartilhar informações. Para dar acesso a materiais relevantes relacionados à cultura impressa do Brasil e da América do Sul ao maior número de pessoas possível, criamos maneiras de distribuir e compartilhar informações e textos.
As nossas frentes incluem:
LIVRARIA: venda de publicações, oficinas, assinaturas;
CONTEÚDO: revista, mesas, fórum, recursos;
MAPEAMENTO: localizador de publicadores, gráficas, fornecedores, livrarias, calendário de eventos.
A Praça existe para unir esforços e dar maior visibilidade às pequenas editoras e artistas que vivem, sem muito apoio, da criação de uma cultura impressa vital e relevante dentro e fora do país. Nossa missão é estabelecer uma comunidade de apoio, e oferecer oportunidades de distribuição que contribuam para a viabilidade desses projetos editoriais e da cultura que possibilitam.
Acreditamos no poder do impresso. Enxergamos no fortalecimento do circuito de publicações independentes um meio de garantir a circulação de narrativas e experimentações gráficas que sempre estiveram à margem das estruturas tradicionais de distribuição.
Acreditamos na necessidade de potencializar encontros frutíferos através de novas plataformas e nosso maior desafio é construir no mundo virtual encontros genuínos sem perder de vista a pessoa, editora, coletivo que está por detrás de determinada produção. Aqui, cada projeto, cada leitora, cada produção importa e, à sua maneira, todas desempenham um papel fundamental para garantir um espaço editorial mais justo e consciente.
Nós começamos a planejar a Praça quando encontros presenciais não eram recomendados por uma questão de saúde pública, e esperamos que a estrutura de comércio virtual que criamos aqui ajude tanto a produção como a circulação de arte impressa a resistirem a este impasse. No entanto, é importante ressaltar que a livraria física também é essencial para manter viva a cultura impressa, por isso, quando voltarmos à segurança dos encontros presenciais, que não deixemos de frequentar e apoiar também as pequenas livrarias.
– Com cooperação
Temos como base a cooperação, e não a competição. Um dos grandes aprendizados que acumulamos com a participação ativa no circuito de publicações independentes é: muito pouco se faz sem uma rede potente e disposta a colaborar. O mundo já é competitivo demais e, aqui na Praça, queremos mostrar que as coisas podem ser feitas de uma maneira diferente.
Prezamos por uma parceria transparente com nossas colaboradoras, guiada pelo desejo de construir um espaço saudável para todas. Com nossas leitoras, valorizamos a liberdade de escolha: você pode comprar diretamente do projeto/editora/artista ou fortalecer nossa plataforma.
– Com compromisso
Seja através da mediação da venda de impressos, da criação de conteúdos relevantes ou do mapeamento de iniciativas ligadas ao circuito, queremos potencializar a conexão entre leitoras que querem ouvir projetos que têm/com muito a dizer.
– Com representatividade
Muita coisa pode caber dentro do espectro do que se considera uma “produção independente”. A zine feita na xerox do bairro? Cabe. O cartaz de serigrafia com tiragem pequena? Cabe. Aquele livro que nem parece um livro? Cabe. Isso não significa que todos esses agentes tenham partido de um ponto comum – mas eles podem chegar no mesmo lugar. Na Praça, entendemos que cada uma dessas peças é fundamental e que cada um desses casos pode contribuir de maneiras diferentes para o espaço acessível, justo e sempre estimulante que queremos construir. Por isso, pensamos com muito cuidado na nossa política de contribuições, que objetiva criar uma Praça agradável para produtoras independentes em toda a sua amplitude.
– Com respeito
Somos uma plataforma dedicada à circulação de ideias não-hegemônicas. Para além disso, somos um grupo de pessoas conscientes do tempo em que vivemos – permeado de discursos de ódio, falas retrógradas e notícias inventadas. Por isso, a Praça não tolera a circulação de nenhum material que incite a discriminação baseada em raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, nacionalidade, condição social/econômica/intelectual/política-ideológica, ou qualquer tipo de discurso falso, violento, ofensivo ou depreciativo. Queremos reunir uma comunidade onde leitoras, criadoras e entusiastas da cultura impressa se sintam seguras e representadas. Nós resguardamos o direito de moderar e excluir qualquer conteúdo ou participante que não respeitem nossos termos de responsabilidade.
Construímos nossa plataforma em torno de um modelo que coloca a pequena editora em primeiro lugar.
Trabalhamos juntas à nossa comunidade com o objetivo de tornar o caminho da produção impressa até você, nosso público, o mais direto possível. E por isso oferecemos nossa plataforma para que artistas e editoras possam vender diretamente e com o menor custo possível. Assim, as publicações ficam mais acessíveis e a editora/artista tem um retorno maior sobre cada real que você gasta aqui.
Na Praça, a mensalidade sugerida é R$15 (a editora/artista que não tem condições de pagar, não paga!) e a porcentagem que cada editora paga sobre o valor das vendas é de até 25%, definida caso a caso, de acordo com a realidade de cada projeto editorial e com o que precisamos para manter financeiramente nossa plataforma, equipe, comunicação e pagar impostos. Geralmente 70-85% vai diretamente para a editora ou artista.
Desse modo, crescemos sempre juntas.